Camila

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MEU OBJETIVO

terça-feira, 20 de abril de 2010

Por que é tão difícil deixar de ser sedentário?

Quando falamos sobre iniciar a prática de uma atividade física sentimos uma certa dose de resistência, algum estresse e, muitas vezes, repulsa por esta mudança de comportamento. E você sabe que isso ocorre por causa da amígdala cerebral? Ela é responsável pela manutenção da rotina, pela repetição dos hábitos e por assegurar que você não mude.


Esse mecanismo primitivo foi importante há 10 mil anos, quando a oferta alimentar era escassa e ter um comportamento de poupar energia era um diferencial para a sobrevivência, ou seja, é uma programação para evitar o estresse, a dor, defender-se de incertezas, resistir às mudanças, gerando a rotina. A amígdala cerebral emite constantemente sinais de que se não há mudanças não há preocupações.

Porém, sabemos que hoje a realidade é muito diferente, temos uma oferta alimentar imensurável e muito estresse, uma somatória perfeita para que a amígdala cerebral envie mais sinais de repulsa a mudanças. Por isso, é muito comum ouvirmos de indivíduos sedentários crenças limitantes como “eu já estou cansado de tanto trabalhar e se eu treinar ficarei mais cansado ainda”, um erro de comportamento comum e induzido por nosso sistema cerebral mais primitivo.
Superar esta barreira é muito simples: lembre-se que a amígdala cerebral, quer evitar dor e sofrimento. Portanto, faço a seguinte pergunta: se você continuar sedentário, com hábitos que não geram saúde, qual será a sua realidade daqui há cinco, dez ou até mesmo 20 anos? Como e com quem você estará vivendo? O que você perderá sendo sedentário? Esta questão é a chave para a sua mudança. Enquanto você lê este texto, seu cérebro já deve estar pensando em quando você iniciará a prática da atividade física, afinal você quer ter longevidade.
Dê um banho de suor em sua vida, em sua mente; sua qualidade de vida, seu sono e sua produtividade logo mudarão. Domine os seus impulsos primitivos e faça uma imagem mental de como estará a sua vida em dez anos se você adotar, agora, hábitos promotores de saúde e longevidade.



ACHEI SUPER INTERESSANTE A MATERIA DO PERSONAL TRAINNER : GIULLIANO ESPERANÇA. VALE A PENA LER.
ESPERO QUE GOSTEM BJUSS.

3 comentários:

Dani disse...

Eu já tinha estudado sobre isso, e realmente é verdade
Mas ainda bem q podemod mudar nossos costumes, basta sermos mais persistentes.
Bjinhus e força sempre

Simone Domingues disse...

amiga,

que post maravilhoso, acho que a preguiça e um dois piores males da humanidade.
atividade física e vista na maioria das vezes como estética e na verdade não se trata disso e sim da saúde.
lindona continue firme e forte
beijosssss

Tatha, somente... disse...

amiga, a preguiça pega e pega de jeito né...eh complicado...mais quando temos um propósito ela some...tipo, ir ao um casamento comer um monte...hahahaha incrivel né

bjinhosssssss