Camila

Pages

MEU OBJETIVO

sexta-feira, 23 de abril de 2010

UTILIDADE PUBLICA!

ATINJA E MANTENHA UM PESO CORPORAL SAUDÁVEL ATRAVÉS DE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E ATIVIDADES FÍSICAS .

1. Alimente-se de uma dieta adequada consistida de grandes quantidades de alimentos naturais e integrais.

2. Mantenha a ingestão adequada de ferro e cálcio de acordo com o sexo e faixa etária. Principalmente crianças e mulheres.

3. Mantenha uma ingestão adequada de proteínas.

4. Escolha uma dieta com boa quatidade de carboidratos e fibras como: amido, legumes, frutas e vegetais , especialmente vegetais escuros e amarelos .

5. Utilize o açúcar com moderação.

6. Escolha uma dieta baixa em gordura, gorduras saturadas e colesterol.

7. Consuma sal e sódio em moderação.

8. Crianças e outros com predisposição a queda de dentes deve comsumir flúor e menos açúcares.

9. Evite consumir os complementos alimentares.

10. Evite ao máximo consumir alimentos que contenham conservantes.

11. Em caso de consumo de álcool , fazê-lo em moderação . Mulheres grávidas devem evitar.

COMO PODEMOS CONSEGUIR PERDER PESO ATRAVÉS DA DIETA?

 
De acordo com WILLIAMS (1995), a chave para perda de peso também pode ser o Défit Calórico. O indivíduo, em síntese, deve ingerir, basicamente, a quantidade de alimento necessária para suprir a energia gasta diariamente.

A energia não aproveitada pelo organismo é estocada em forma de gordura, gerando a obesidade. A fim de conseguirmos um equilíbrio entre o ganho e a perda de energia, podemos lançar mão do método da CONTAGEM DE CALORIAS. Quanto maior for o déficit calórico, mais rápido se consegue a perda de calorias, através da dieta, porém programas de perda de peso rápido não são recomendados

CONTAGEM DE KILOCALORIAS

A contagem de calorias (KCAL) pode não ser um método muito prático para a maioria das pessoas que geralmente não têm tempo para elaborar um cardápio com limites calóricos, mas por outro lado pode ser muito útil nos primeiros estágios da dieta , pois tendo conhecimento do que se come propicia-se substituir um alimento altamente calórico por outro de baixa caloria.

No início a contagem exige um certo esforço , mas uma vez que você aprende, se torna um estilo de vida, pois você passa a dar preferência aos alimentos nutritivos podendo eliminar a contagem de calorias (WILLIAMS ,1995) . Como saber quantas calorias devemos ingerir?
Caloria é uma medida usada, frequentemente, para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. Através do método de calorimetria direta descobriu-se que cada alimento libera um determinado calor ao ser queimado. O calor liberado pela queima é enunciado como o valor energético do alimento. Por exemplo: uma colher de margarina ao ser queimada são liberadas 100 kcal., ou seja, no organismo esse alimento sofre o mesmo processo liberando a mesma quantidade de energia.

Cada alimento tem seu valor específico ao somarmos as calorias ingeridas através dos alimentos conseguimos controlar o excesso na ingestão e consequentemente a obesidade (McARDLE ,1992).
Para contarmos as calorias, basta fazermos um levantamento do que o indivíduo ingere durante 3 à 7 dias. Determinamos o valor calórico de cada alimento , fazemos a somatória e em seguida fazemos a média dos valores encontrados para determinar o consumo calórico geral diário

O QUE SERIA MAIS EFICAZ PRA O CONTROLE DO PESO , A DIETA HIPOCALÓRICA OU A ATIVIDADE FÍSICA ?


Tanto com a dieta quanto com o exercício podemos reduzir a gordura corporal, mas ambos apresentam , segundo WILLIAMS (1995), vantagens e desvantagens. Parece que as vantagens de uma técnica ajudam a contrabalançar as desvantagens da outra. Utilizando-se a dieta, conseguiremos uma diminuição de peso mais rápido, mas pode também induzir à uma perda de massa magra corporal e metabolismo do indivíduo.

Os exercícios físicos normalmente resultam na diminuição do peso mas , por outro lado favorecerm o aumento de massa magra e previnem a diminuição do metabolismo basal.Garfinkel e Ciseina, descobriram que na perda de peso pela dieta ocorre perda de 75% de gordura e 25% de proteína, mas combinando-se os exercícios com a dieta, o valor de proteína cai para apenas 5%. Uma vez que o excesso de gordura corporal foi perdido, foi observado em pesquisas que os exercícios contínuos parecem ser importantes para manter o controle do peso corporal estável e saudável (WILLIAMS,1995).

Nenhum comentário: