Camila

Pages

MEU OBJETIVO

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Materia muito legal!!

Vale a pena ler do começo ao Fim!! bjusss e um ótimo fim de tarde!!

Educar é transformar, portanto, reeducar é reaprender esta transformação. A reeducação alimentar é um processo de mudança comportamental onde realmente ocorre uma modificação verdadeira nos seus hábitos alimentares. Enquanto nas dietas não ocorre uma mudança interna, e ao fim de cada uma, as pessoas voltam aos antigos hábitos, na reeducação alimentar as mudanças acontecem de forma tão profunda que se tornam você mesmo.




A reeducação alimentar pode ter vários objetivos; perda ou ganho de peso, controle do colesterol, glicose ou até de inúmeras outras doenças e situações que exigem uma mudança, como por exemplo, a cirurgia bariátrica. Porém, mesmo que você esteja super saudável e queira apenas manter o peso, a reeducação alimentar é fundamental, pois hoje já temos total certeza da importância da nutrição no bem estar e qualidade de vida. A ciência da nutrição evoluiu muito nas últimas décadas, e hoje, sabe-se que a alimentação e o estilo de vida (exercício, controle do estresse, tabagismo, etc...) têm uma influência enorme na prevenção e controle das doenças crônicas. No entanto, como o prazer pelo alimento tem um contexto muito profundo em nossas vidas, a reeducação alimentar deve otimizar ao máximo os hábitos alimentares, permitindo ao mesmo tempo alguns prazeres que têm para nós um significado especial. E por isso, ela deve ser personalizada, pois o significado afetivo de um alimento é individual para cada um de nós!




Ao longo da vida vamos construindo nossa história alimentar, com alguns alimentos que têm um significado emocional, familiar ou que nos traz memórias preciosas. Negociar estes prazeres, associando-os a uma alimentação saudável faz parte do processo de transformação que é a reeducação alimentar.




Bia Rique

Nenhum comentário: